NOTÍCIAS MISS. RONALDA NASSAKOU – SENEGAL

Miss. Ronalda e família

Miss. Ronalda Lombardo Nassakou e família – Endereço: Sacre coeur 3, villa 9300, Box Postal 17192 – Dakar, Liberté, Senegal.  Telefone: 00xx – 221- 33 867 0172 (residência); 00xx- 221- 78 172 3560 (celular). E-mail: ronaldanassakou@gmail.com – Skype: ronalda.nassakou – Facebook: aqui

SenegalFlag_ph_alb_1805201108472

Senegal, fevereiro 2016

Dakar, 19 de fevereiro de 2016.

“Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrario, dele vos escolhi, por isso o mundo vos odéia.” João 15: 18 e 19.

Estamos diante de uma forte realidade deixada por Jesus para seus seguidores. Ele, nosso verdadeiro exemplo a ser seguido. Começamos o ano com uma grande disposição de servi e amar a Jesus, mesmo sabendo que as portas se fecham cada vez mais e as pessoas com ironias ignoram o evangelho de Jesus; mesmo diante de perseguições, as vezes somos forçados a ficarmos de boca fechada, não temeremos e continuaremos a falar de Jesus, pois é este o motivo maior da nossa missão, anunciar o evangelho de Jesus em todo tempo, fazer discípulos de todas as nações ; mesmo que venham tempestades e vendavais… O seguiremos.

Nosso Projeto/Nossas Crianças:

Na ultima carta falei dos grandes desafios que teríamos para realizar no inicio desse novo ano de 2016. Recebemos ofertas de algumas das nossas igrejas. Compramos alguns jogos de recreação, tais quais: Beby foot, mesas de damas, ludo, trotinetes, mayor para futebol, bolas; compramos mesas e cadeira para a recreação; mesa de tenis de mesa; bancos e mesas para a alfabetizacão e o material da escola, também compramos remédios para nossa enfermaria. Com os Jogos de recreações, o nosso projeto fica cheio de crianças. Temos recebido cerca de 40 a 50 por dia. E queremos que esse número aumente este ano.

Vamos relembrar um pouco nosso trabalho com as crianças: Elas chegam entre 7:30 a 8:30 da manhã . Tomam o café: Leite e Pão com chocolate; se ducham ou tomam banho; numa maquina , lavamos suas roupas 3 vezes por semana; o curso de alfabetização para o frances é realizado 2 vezes por semana   ; recreações e brincadeiras são realizados todos os dias; e 2 vezes por semana temos futebol;   todos os dias realizamos os primeiros socorros. Elas chegam com muitas feridas e outras doenças e nós as tratamos, mas, quando o caso é grave, mandamos para o hospital. Temos o momento de evangelização, com filmes evangélicos, com estudos e pregação da palavra. Por ultimo temos o almoço que sai no final entre 13:30 as 14;00 horas da tarde.

Desafio:

Nosso maior desafio no momento é fazer uma tenda na parte de trás, onde realizamos a recreação, antes havia uma árvore grande, mas ela quebrou os muros e estava ameaçando cair sobre as casas, por isso foi cortada. Agora o sol é muito quente, e as crianças não suportam brincar nessa área. Para fazermos essa tenda, ela custará uns 500 mil francos CFA. Que está em torno de 4 mil reais. Nos ajude a orar por esse desafio.

Agradecimento:

Temos visto o esforço das nossas igrejas e irmãos nos sustentando com vossas orações e nos apoiando financeiramente. Sabemos que isso não vem de vós é um dom de Deus…agradecemos de coração por serem canais de bençãos, por vossa obediência em atenderem o Ide de Jesus, apoiando e sustentando a obra missionária, sendo parceiros do nosso Ministerio aqui no Senegal. Somente Deus sabe o quanto precisamos uns dos outros para realizarmos tudo o que o Senhor nos chamou para fazer. Nós precisamos sempre de vocês, em especial nesse tempo difícil de crise financeira onde o nosso sustento caiu pela metade. Obrigada a todos vocês que foram inpactados com essa realidade e que tem nos ajudado a renovar o nosso animo. Agradecemos o vosso amor e a vossa generosidade.

No amor de Cristo que nos chama para servir,

Abraços sempre saudosos.

Ronalda e Joseph Nassakou.

SenegalFlag_ph_alb_1805201108472

Senegal, novembro 2015

Queridos Irmãos, A Graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós!

“Fortalecei as mãos  frouxas e firmai os joelhos vacilantes. Dizei aos desalentados de coração: sedes fortes, não temais: eis o vosso Deus. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele vem e vos salvará.” Is.35: 3-4.

O tempo tem passado muito rápido e já estamos chegado no final de mais um ano, foram grandes as surpresas evidenciadas neste percurso ; enfrentamos vales, desertos, correntezas, lutas e lutas … porém em tudo vimos o Senhor nos dando a sua presença e nos ajudando a fortalecer as nossas mãos frouxas e os nossos joelhos vacilantes, e a sua voz falando em nosso ouvido: “sede fortes, não temais,”…e é com imenso louvor e gratidão  que agradecemos o nosso Autor da Vida, Ele mesmo que morreu a nossa morte para nos dar a sua vida eterna … e a vitória em meio as lutas enquanto aqui estivermos.

Nossa viagem ao Togo: Não podemos esquecer de agradecer a todos que oraram por nós; Fizemos uma ótima viagem. O Togo é encantador, cheio de árvores e coqueiros , praias lindas e mares profundos… As pessoas  são amáveis e simples. Foi muito bom conhecer a família do meu marido. A primeira pessoa que visitamos foi a mamãe do Joseph, minha sogra, já bem idosa, com problemas sérios de saúde, mas lá estava ela deitada numa cama, bem arrumada e cheirosa…foi muito bom conhece-la, infelizmente ela não pode mais falar e nem consegue se lembrar das coisas… foi um tempo muito agradável.  Togo, grande desafio para os missionários, onde a pobreza é muito grande e as necessidades básicas do povo é algo visível e lamentável.

Nossa visão: Continuamos com uma visão ampla para o Senegal, gostaríamos muito de mudar de campo, por exemplo: ir para o Togo, porém sentimos de Deus que ainda não é o tempo de mudança, sabemos que ainda existem aqui muitos trabalhos para fazer, muitas almas a ganhar,  muitas crianças para  saciar a fome e sede … muitos desafios. Continuaremos com nosso Projeto Restituição, queremos reformar o centro, pintar os muros e a casa, fazer uma tenda na área dos jogos, ( porque antes havia uma árvore que dava uma sombra maravilhosa, mas a árvore foi contada porque estava derrubando os muros,) e agora com urgência precisamos fazer a tenda, para proteger-nos  do sol no horário de recreação,  precisamos também comprar todos os materiais que já se desgastaram com o tempo, como os jogos de recreação:  baby foot, mesa de tênis, bolas para o futebol, maiores e chuteiras… Esses são alguns dos desafios que temos para  com nosso ministério para o ano de 2016. Temos passado por crises financeiras, por causa do dólar alto, que fez cair mais de 35 % do sustento para nosso projeto. Temos sofrido com essa situação.

Alguns pedidos de oração: Por nosso ministério aqui, que sejamos perseverantes, ousados e cheio do poder de Deus para podermos testemunhar de Jesus e levar muitos muçulmanos aos pés da cruz de Cristo; Pelo nosso projeto Restituição, precisamos fazer uma pequena reforma, que Deus possa tocar aos corações para que possamos ter as finanças necessárias; Por nós os missionários, que sejamos fortalecidos e protegidos, que Deus renove a chama do amor e da visão em nossos corações e que sejamos curados; Por nossos filhos, por livramento e proteção do Senhor em suas vidas;

Agradecimento.  Com louvor e reconhecimento agradecemos todos vocês que tem sido nossos parceiros constantes, que tem caminhado conosco nas terras africanas através do seu apoio e das suas orações, nos ajudando a semear a boa semente do evangelho de Jesus, através do amor, da misericordia e da compaixão. Foi Deus quem levantou vocês. Somos abençoados em tê-los como parceiros. Queridos, sejamos sempre fortalecidos, reanimados e renovados em Jesus.

No amor do nosso Mestre Jesus que nos une.

Ronalda e família Nassakou.

SenegalFlag_ph_alb_1805201108472

Senegal, setembro 2015

Queridos Irmãos,

Graça, misericórdia e paz, da parte do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador!

“E graças a Deus,  que sempre nos faz triunfar em Cristo …”  II cor. 2:14.

A cada dia que amanhece somos desafiados a viver uma vida abundante em Cristo, mas, sempre passamos por muitas lutas e aflições… Deus em sua palavra renova em nós a esperança de continuarmos firmes e perseverantes, nos dando sempre uma certeza que independente das situações ele estará presente nos fazendo triunfar. Na verdade,  não há barreira tão grande que Deus não possa ajudar a transpor; não há vale tão profundo que Deus não possa ajudar a atravessar; não há tempestade tão intensa que Deus não possa acalmar.

Um pouco de nós:

Queremos  agradecer a todos vocês que continuaram intercedendo pela minha saúde, ainda não estou completamente recuperada, mas, me sinto melhor, continuo com grandes desafios e cuidados, mais agradecida a Deus pelas orações. Obrigada pelo carinho e amor de todos vocês. Meu marido e filhos vão bem, todos nós passamos por uma gripe e tosse muito forte, mas já estamos bem.

O Joseph terminou o seu curso de Ciências Políticas. Glória a Deus!! Obrigado a todos pelo apoio e orações. Kady e Isaac também foram bem sucedidos em seus estudos e prontos para o inicio do ano letivo que será no mês de outubro.

Nesses ultimos meses estivemos fazendo um curso com a Missionária Vildene, sobre “desenvolvimento comunitário” tem sido muito bom.

Nosso desafio do momento:

Há tempo temos planejado irmos ao Togo,  somente depois de 13 anos de casada vou poder conhecer a família de meu marido e o seu País. O Togo viveu tempos difíceis de muita guerra civil, nesses últimos anos a ditadura tem diminuído, muitos dos que viviam fora sem poder voltar, receberam  as boas vindas pelo próprio governo e as portas se abriram. Deus abriu as portas e nós estaremos indo passar 20 dias no Togo, estaremos indo no dia 14 de setembro e voltamos no dia 05 de outubro,  aproveitando assim os últimos dias de férias dos nossos filhos. Vejo isso como um grande presente e vitória do Senhor para nós.

Nosso Projeto Restituição:

Os desafios continuam,   muitos talibés tem sido maltratados pelos seus Marabus; no mês de agosto uma criança talibé foi morta de espancamento pelo seu próprio Marabu, outras 3 foram mortas por um rapaz que entrou na tenda onde elas estavam e com uma faca as esfaqueou,  nas ruas, sempre muitas crianças talibés (discípulo dos Marabus) pedindo esmolas, em pleno sol e calor escaldante do dia. Outro dia, nós estávamos fazendo a compra para o nosso centro ( Projeto Restituição) e veio um pequeno talibé pedir esmola, meu coração ficou triste  de ver aquela Sena, essa criança estava quase desmaiando… em pleno sol, parecia bem fraquinho e com muita fome…compramos suco e outras coisinhas para ele. E assim se passa com muitos.

Outro dia eu estava dando uma olhando no Jornal info do Senegal e eles estavam falando de quanto ganham os Marabus com os trabalhos escravos das crianças talibés aqui no Senegal,  é muito dinheiro… eles tem contas altas  a render a Deus. Pois enquanto muitas crianças morrendo de sofrimento, espancamento, passam fome e necessidades, eles, os Marabus  se enriquecem.

A luta tem sido travada todos os dias, os desafios tem crescido mais e mais, são tantos garotos e crianças que precisam de refúgio, auxilio e  socorro…  Deus na sua infinita graça, tem nos fortalecido e enchido o nosso coração de amor, compaixão e perseverança para com esse projeto no qual recebemos muitas crianças por dia. Deus tem nos dado 3 obreiros que tem sido formado por nós e eles tem sido uma bênção.

Motivos de oração:

Todos nós missionários estamos sofrendo com a alta do dólar, sendo mais  de (25%) do nosso sustento e do sustento dos nossos projetos que estamos perdendo com essa situação, orem por nós,  apesar de todo desgaste que enfrentamos,   continuamos crendo firmemente que Deus está no controle desta situação.

Orem pelo Senegal, pela conversão dos muçulmanos a Jesus,   pelo clima do Senegal, muito quente, que haja equilíbrio.

Pelos garotos e crianças de rua e talibãs, que sejam protegidos e salvos por Jesus;

Pela nossa viagem ao Togo, que as nossas necessidades financeiras sejam supridas;

Motivos de louvor:

Pela oportunidade que Deus está nos dando de irmos ao Togo;

Pela minha mãe, que no dia 08 de setembro ela completou 81 anos de vida, agradecemos a Deus que apesar dela está sempre com muitos problemas de saúde, ela tem amado viver e ver Deus cuidar dela todos os dias. E nós temos nos alegrado com a sua vida e a bênção que ela é para toda sua família;

Pela vitória do Joseph nos estudos e seu trabalho na área jurídica, ajudando muitos missionários, projetos e igrejas.

A Nossa imensa gratidão a todas as  igrejas e irmãos que tem caminhado conosco, sendo nossos parceiros,  nos dando o seu apoio financeiro e intercedendo por nós. Deus os abençoe ricamente.

No amor de Jesus,

Abraços saudosos,

Ronalda e família.

SenegalFlag_ph_alb_1805201108472

Senegal, agosto 2015

Prezado Pastor Angelo e Prezados irmãos do conselho da Primeira Igreja Presbiteriana de Resplendor.

Graça, misericórdia e paz, da parte do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador!

De uma maneira especial louvamos a Deus por vossa vida, pelo apoio, cuidados e carinho que temos recebido de cada um de vocês no decorrer dos anos. Somos privilegiados em tê-los como nossos irmãos e lideres por sermos membros da nossa igreja ai.

Queridos, gostaríamos de compartilhar com vocês as dificuldades que temos enfrentado financeiramente. Todos nós os missionários somos obrigados a pagar 27 % do imposto de renda  do que recebemos todos os meses,  e a dificuldade financeira nesses últimos meses tem se intensificado com a crise cambial internacional que está provocando uma forte redução nos recursos dos missionários. Nos últimos meses pelo auto valor do dólar e euro, chegamos a receber 27 % a menos.

Estamos com sérias dificuldades financeira e suplicamos a vossa intervenção, nos auxiliando se possível no aumento da vossa verba ao nosso favor.

Hoje, nós somos abençoados por vocês com a quantia de (1.182,00 ) reais por mês, mas chegando aqui, está ficando por menos de 500 reais, e assim tem acontecido com toda a nossa finança, tanto para com o nosso Projeto Restituição, quanto para o sustento da nossa família.  Temos sofrido muito com tudo isso.

Temos orado por que sabemos que o mundo está em crise… uma grande parte da Europa está em crise, o Brasil está em crise e a África nunca saiu da crise. Mas, sabemos que servimos Aquele que está assentado num Auto e sublime trono e é Ele que Reinará para sempre. Estamos orando por nossa igreja ai em Resplendor, nunca deixamos de orar por vocês.

Agradecemos, pois sabemos que podes sentir conosco as dificuldades do momento. Agradecemos por vossa intervenção, apoio e cuidados.

No amor de Jesus, Seus missionários:

Ronalda, Joseph e família.

SenegalFlag_ph_alb_1805201108472

Senegal, julho 2015

Queridos irmãos,

Graça e paz da parte do nosso Senhor Jesus Cristo.

“Porque somos estranhos diante de ti e peregrinos como todos os nossos pais: como a sombra são os nossos dias sobre a terra, e não há outra esperança.” I cro. 29:15.

“… E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.”Rm.5:5.

Basta ficarmos um pouco doente para entendermos que os nossos dias sobre a terra são como a sobra, pois somos super frágeis  e dependentes  dos cuidados de Deus. Quem nunca passou por momentos na vida nos quais sentiu que a força, a sabedoria, o poder,  o ânimo, a vontade, o querer e… haviam acabado? Na realidade tudo vem de Deus e é de Deus. Ele mesmo tem derramado essa maravilhosa esperança renovadora e fortalecedora em nossos corações, através da qual podemos superar todas as  lutas e aflições,  e estarmos preparados para nos encontrarmos com Deus.

Queridos, é com imensa gratidão e louvor a Deus e a todos vocês que me acompanharam  na minha ida ao Brasil para tratamento da minha saúde, que vos escrevo; agradeço de coração o apoio e incentivo de todos.

Meu tempo no Brasil.

Como todos já sabem, estive 3 meses no Brasil tratando da minha saúde, foram tempos de grandes lutas e temores, mas, pela graça de Deus vencemos mais uma etapa, realmente não foi fácil, chegando lá, foram feitos vários exames de saúde,  ultra-sonografias e ressonância do abdômen;  houve necessidade de uma cirurgia,  por está com o meu pelvis totalmente congelado pela endometriose,  com cistos endométrios e hemorrágicos, e o resto do útero completamente atrofiado pela endometriose. As dores eram imensas, me causando muito sofrimento;  A cirurgia foi realizada, no entanto segundo o médico, terei que tomar remédios caros para o tratamento da endometriose para o resto da minha vida…  não sei se terei um bom resultado em toda minha recuperação  como estou esperando, porém estou crendo que Deus agirá e completará a obra da maneira dEle. Uma pessoa mui querida escreveu-me  essa frase  numa cartinha quando eu estava no Brasil,  através da qual fui grandemente abençoada: LOUVO  a Deus que lhe deu coragem para vir ao Brasil enfrentar os custos e as  lutas, e crer que isto poderia terminar bem, e Deus lhe computou esta fé, dando-lhe novas esperanças. E realmente, foi Deus quem me deu coragem para enfrentar os desafios financeiros e as lutas, Deus fortaleceu a minha fé e deu-me novas esperanças…Nosso Deus é um Deus de Milagres e Ele cuida dos seus filhos, Ele usa quem Ele quer para sustentar os seus.  Agradeço a  cada um de vocês que me sustentou com suas orações.

Na ultima cartinha, compartilhei que estava no Brasil e ficaria por mais algum tempo, por está muito frágil,  até passar o repouso completo, porém, o preço da transferência da passagem para mais um mês, seria o preço de uma outra passagem, por isso decidir vir para o Senegal antes de ter terminado  o repouso completo, viajei no dia 13de junho, o dia que completava um mês da cirurgia e chegeu aqui no dia 14, já vai está completando um mês que cheguei. Foi uma viagem super delicada,  difícil e desgastante, mas, cheguei bem, graças a Deus. Continuo em repouso. Peço que continuem orando por minha recuperação, ainda continuo sentindo muitas dores.

Ao chegar aqui encontrei todos os meus queridos bem e em perfeita saúde e paz de Jesus Cristo. A Deus e a todos vocês que oraram por nós, minha imensa gratidão.

Ramadan no Senegal:

Estamos em pleno mês de Ramadam aqui no Senegal.  Meus irmãos, o mundo muçulmano está tenebroso, orem por esse povo que tem se dado a sacrifícios inúteis, crendo-os que estão obedecendo para alcançarem a misericórdia e salvação de Allah. No entanto eles tem sido dominado por espírito de cegueira espiritual, de terror, de vingança, de ódio, de destruição, de escravidão, de morte… porque é isso que satanás faz.

O povo Senegalês é um povo muito sofrido, cheios de carências e necessidades, a maioria é pobre, muito pobre; nas ruas muitas crianças mendigando e muitos cegos, alegados e mulheres com filhinhos pendurados nas costas pedindo esmolas…é lamentável essa situação, Oh, como seria bom se todos conhecessem e seguissem e amassem o Deus poderoso que nós temos, pois esse nosso Deus “nunca deixa um Justo mendigar o pão”, a cegueira espiritual é muito forte, oremos não somente pelo Senegal, mas pelo mundo muçulmano, satanás tem cegado o entendimento  dos muçulmanos.  Oremos pelos terroristas, pessoas completamente possuídas por espíritos de engano e mentira, e que satanás tem usado para destruição de tantas vidas…o império deles tem crescido, mas, cremos que ainda há esperança para salvação dos eleitos de Deus, é necessário que todos ouçam o evangelho do Senhor Jesus. Clamemos e oremos a oração que Jesus clamou: “pai envia trabalhadores para sua seara…” muitos trabalhadores estão sendo perseguidos, destruídos e mortos, porém não podemos nos calar, o mundo precisa de mais trabalhadores para a seara de Jesus. Oremos pelo mundo muçulmano, por salvação, por libertação e por transformação. Que Jesus Cristo se revele para esse povo. O mundo está um verdadeiro Caos, mais se nos silenciarmos, “até as próprias pedras vão clamar.”

Nosso Projeto Restituição:

Durante esses 3 meses que passei no Brasil, o nosso projeto avançou bem em progresso e em alcance das vidas dos nossos pequeninos para Jesus. Sempre com uma grande quantidade de crianças carentes de cuidados e amor. Deus fortificou o Joseph meu marido e juntamente com nossos obreiros, o trabalho tem sido realizado com a graça de Jesus. Agradecemos a Deus por ser o primeiro a fazer tudo por nós, em nós  e através de nós; por ministrar aos corações; por libertar os oprimidos; por alimentar os que tem fome e sede de justiça;  por nos fazer crer que a nova geração remida e comprada pelo sangue de Jesus do Senegal, mudará a historia desse país;  por nos fortalecer, nos capacitando para toda boa obra.

Gratidão:

Agradecemos a todos vocês parceiros queridos, que apesar das crises que o Brasil tem vivido, não tem deixado de investir na obra missionária, como um  ato de fé e obediência. Que Deus os renove, que Deus os fortaleça e que essa chama do amor cresça muito mais e que Deus os recompense com uma boa medida. Que a paz de Jesus Cristo preencha completamente os vossos corações.

No amor de Jesus com abraços saudosos,

Ronalda Nassakou.

SenegalFlag_ph_alb_1805201108472

Una,  22 de maio de 2015.

Queridos irmãos, “Graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso pai e do Senhor Jesus Cristo”.
“Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não pode ser comparados com a glória que em nós ha de ser revelada.” Rm.8:18
Temos um futuro glorioso e eterno com Deus. E isso é tudo de que precisamos.
Queridos, estou escrevendo para agradecer a todos que de uma maneira carinhosa tem lembrado de mim e da minha família  em suas orações.
Fiz a cirurgia no dia 13 deste mês de maio como havia informado, fui bem sucedida, tenho visto e sentido Deus presente em todos os instantes, cuidando de mim, suprindo as necessidades, curando as minhas feridas e sarando as minhas dores. Deus é fiel e bom em todo tempo.
Estou me recuperando aqui no interior da Bahia entre minha família, irmãos e mãe, isso foi um grande presente que Deus me deu, unindo o útil ao agradável, no sentido de cuidar da  minha saúde,   sentindo o amor e cuidados dos meus familiares e ao mesmo tempo matando a saudade de todos. Em todo tempo Deus é bom.
Ainda não sei a data ao certo do meu retorno ao Senegal, estarei voltando ao medico na próxima   segunda-feira para tirar os pontos e para ouvir da parte dele a liberação para a viajem de volta, peço que orem a esse favor.
Mais uma vez o meu agradecimento e reconhecimento pelo apoio, encorajamento e carinho recebido de todos. A graça do Senhor Jesus seja com todos vocês.
Abraços sempre saudosos.

SenegalFlag_ph_alb_1805201108472

Iuna, 08 demaio de 2015.
Queridos irmãos, Graça e paz do Senhor Jesus.
“Como ribeiros de águas, assim é o coraçao do rei na mão do Senhor; este segundo o seu querer, o inclina”.
Queridos, como vocês já sabem, estou no Brasil fazendo tratamento da saúde, vim especificamente para cuidar da minha saude,  estou sozinha, meu marido e filhos ficaram. Desde que cheguei tenho estado sempre aos médicos; ginecologista, endocrinologista, dentista e outros.
Planejei escrever-vos nesse tempinho, mas fiquei esperando o resultado de todos os exames, da ressônancia do abdomem para poder enviar informaçãos concretas.
Nessa ultima quarta-feira tive o retorno do resultado da ressônancia e o meu médico disse que vou ter que fazer a cirurgia, a minha cirurgia será marcada para a proxima terça-feira, dia 12. Sera feita uma histerectomia total com retirada de sisto endometrio do lado direito.
Estou confiante, sem nenhum temor, crendo que Deus estar no controle e tem o controle de todas as coisas, principalmente da vida de seus filhos amados, do seu povo, da sua igreja. Ele nunca perde o controle!
Quero de uma maneira bem carinhosa agradecer pelas orações e por todo apoio financeiro e encorajamento. Sou feliz por ter uma família grande, que são vocês meus irmãos em Cristo, amigos,  igrejas…Deus será sempre um Deus que cuida, que sustenta, que abençoa, que fala, que usa seu povo e que realiza tantas maravilhas e milagres, Ele pode fazer tudo sozinho, mais Ele nos dar o privilegio de sermos seus cooperadores, isso e lindo! e eu vejo Ele fazendo isso através de vocês. Sei que Deus continuara usando suas vidas para nos abencoar e suprir nossas necessidades, como Ele sempre tem feito.
Queridos, meu marido continua firme no Senegal dando avanço ao ministério, continuando a obra do Senhor com a igreja e no nosso Projeto Restituição, alcançando as crianças com o evangelho de Jesus e abençoando-as.
Suplicamos que continuem a nos sustentar com suas orações e com todo apoio para que possamos suportar e vencer os dias maus.
Com abraços saudosos, no amor de Jesus.
Ronalda
SenegalFlag_ph_alb_1805201108472
Dakar, 31 de março de 2015

clip_image00777777777Queridos irmãos, “Paz seja vonvosco”!

“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que  edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.” Sl 127:1.

clip_image00888888888

Meus queridos, tenhamos essa mesma confiança do Salmista Davi e prossigamos na nossa  caminhada  para 2015, na certeza que é Deus quem nos edifica, é Deus quem nos guarda, é Deus quem nos protege. Agradecemos a todos vocês que no decorrer dos anos tem sido um instrumento de benção para o crescimento da obra missionária no Senegal e também  benção de incentivo e encorajamento para nossa família.

Projeto Restituição: Depois de um tempinho parado, recomeçamos com ânimo, muito amor e alegria o nosso trabalho com o Projeto Restituição. Mais uma vez queremos agradecer a todos vocês que intercederam pelo Senegal durante o tempo complicado do  “virus ebola”  Com certeza digo que as nossas intercessões foram ouvidas e Deus poupou a vida de muitos senegaleses. Fizemos uma linda  festa para nossa reabertura de trabalho este ano, com um delicioso prato senegales chamado  “ceeb Yapp” arroz com carne cozida, ovos e legume, e um delicioso suco da terra “Bissap” sudo de uma flor. Fizemos uma manhã com muitas  recreações e jogos,  sorteios e bombons; foi um dia de festa, eles amaram. Tivermos um número de 40 garotos.

clip_image00333333333

Continuaremos com grandes desafios para esse ano de 2015. Queremos receber um número bem maior de crianças/garotos e alcançar todas com o evangelho do Senhor Jesus. Cada dia é diferente do outro aqui no nosso ministério, muitos novos garotos aparecem e todos tão carentes  de cuidados , de amor, de atenção e de Jesus. Como servos de Deus queremos amar mais, trabalhar mais e queremos alcançar mais…

Os desafios continuam,  faltam obreiros com  grande paixão e amor, com a mesma visão de abraçar esse ministério e ver Jesus salvando, libertando e transformando. As vezes faltam finanças para alcançar um número maior, para trata-los e alimenta-los.  As vezes o vigor e o Zelo em nós mesmo se esfriam, por isso esse ano de 2015 é um ano de grandes desafios. Não deixemos o nosso  amor se esfriar e não deixemos o fogo do Espírito Santo e nem a sua chama apagar em nossos corações,  pois o trabalho precisa continuar,  as necessidades são maiores que antes e os clamores por ajuda, por um olhar de atenção continuam cada vez mais forte.

Continuamos atuando nas áreas: ação Social, Misericordia  e Evangelismo. Oferecemos sempre alimentação (café da manhã e almoço) cuidados higiênico ( ducha, roupas lavadas, corte de cabelos e unhas)  recreação ( vários jogos, futbol) e alfabetização .

clip_image00444444444Nossa Família: No final do ano passado eu escrevi uma carta falando que Joseph, meu marido estava terminando o seu curso de ciências políticas, mas, infelizmente, o seu curso não foi concluido, pois no final de 2 anos ainda ficaram faltando 6 módulos, o que fez a direção continuar o curso para mais 5 meses, por isso cremos que ele irá finalizar no final do mês de maio.Nossos filhos estão, com saúde e continuam estudando. Eu estarei indo ao Brasil este ano,  para um cuidado especial com a minha saúde e também ficar um pouco com a mamãe, pois ela tem pedido para que eu venha vê-la,  ainda não sei a data, mais penso no mês de março ou abril.

Nosso trabalho com a Igreja: Deste os meados de 2013 que somos responsáveis pala Igreja de Hann Mariste, no qual o Pr. José Dilson é o Pastor titular. Tem sido uma grande benção e grande responsabilidade cuidar dessa igreja, de maneira linda Deus tem nos edificado e falado sempre aos nossos coraçãos, louvamos a Deus também  pela vida do Pr. Juarez que tem sempre nos abençoado realizando os atos pastorais e nos edificando com mensagens.

clip_image00444444444Pedidos de oraçao: Já fazem alguns anos (entre 6 a 7) quando compartilhei com a igraja e pedir para orar pela minha mãe que estava muito doente, Deus foi muito misericordioso e consedeu a ela  vida e saúde, mas, sua situação tem se agravado nesses ultimos meses  e na sua ultima consulta, o seu médico,  especialista em problema de coração e diabéticos falou no seu laudo final que o seu estado estava muito delicado e pode se agravar a qualquer momento. Orem por  ela, que Deus a visite e realize a sua vontade; A mãe do Joseph continua hospitalizada, não levanta  mais para nada, está numa situação difícil e bem complicada, pois sente muitas dores, orem por uma ação de Deus na sua vida e que ela seja salva por Jesus; Ore pela minha ida ao Brasil,  que Deus possa me dar a sua direção e  suprimentos; Orem pelo nosso Projeto Restituição, pelos obreiros , que Deus levante entre os nacionais pessoas que ame esse trabalho e que abracem, por estratégias e suprimentos.

clip_image00666666666Motivos de gratidão: Louvamos a Deus  pelos nossos lideres da APMT e colegas que trabalham junto a eles nos dando todo suporte e apoio necessário,   também pelas nossas igrejas, irmãos, amigos tão preciosos e prestativos nas nossas necessidades, atraves dos quais somos grandemente abençoados; Pelos cuidados, livramentos, suprimentos de Deus para com nossas vidas e ministério; pelo seu ânimo nos momentos dificeis, sua palavra e revelação; Agradecemos a todos que tem orado pelo Senegal, pelo livramento de Deus em relaçao ao “ virus ebola”, por  podermos dar continuidade a obra missionária aqui no Senegal:

“Amados, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma” . 3 João 1:2.

Queridos, que nosso Deus na sua infinita bondade, continue abençoado vossas vidas.  Abraços sempre saudosos, no amor de Jesus,

Ronalda e Joseph.

SenegalFlag_ph_alb_1805201108472
Dakar, 28 de Fevereiro de 2015

Queridos irmãos, Graça e Paz do Senhor Jesus.

“Quem nos separará do amor de Cristo? A tributação ou a angustia,  ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, Ou a espada? Como está escrito: por amor de ti somos entregue à morte todo o dia: fomos reputados  como ovelhas para o matadouro.Rom.8:35-36.

Queridos, as advertências alistadas pelo apostolo nesses versículos, têm sido experimentadas pelo povo de Deus  através dos tempos.Nenhum  de nós  cristãos podemos estranhar o fato de experimentarmos essas adversidades. Aflições e calamidades não significam decerto que Deus nos abandonou, nem que Ele deixou de nos amar. Pelo contrário, nosso sofrimento como crentes nos abrirá o caminho pelo qual experimentaremos mais do seu amor e do seu consolo. Amém!

Na ultima carta que enviei  para vocês, falei da possibilidade de ir ao Brasil para tratar da minha saúde,  vou precisar fazer uma série de exames, Talvez me submeter a uma outra cirurgia, pois,  segundo exames os que fiz aqui, estou com alguns problemas sérios , dentre eles  uma inflamação crônica, problemas provocado pela endometriose. Estarei indo sozinha nos meados  do mês de março.  Na realidade,  cuidar da minha saúde tem sido uma urgência , mais como mãe, esposa, serva…fiquei sempre deixando para depois,  mas em todo tempo crendo que Deus têm o controlo do seu tempo, mesmo que pareça para nós incerto, Creio ser esse o tempo de Deus.

Nossas idas ao Brasil tem sido sempre um grande desafio por causa das necessidades financeiras,  temes  o bilhete de avião e as outras despesas no Brasil que terão que ser supridas, mas, segundo a palavra de Deus, “O justo vive da fé”  e nessas horas podemos ver a mão de Deus presente honrando nossa fé, levantando irmãos, igrejas queridas, pessoas amadas e outras que as vezes nem conhecemos, para nos dar o suporte necessário.  Isso é pura graça de Deus. Portanto meus irmãos quero  deixar  com vocês esse grande desafio, crendo que é Deus que falará ao teu coração para nos  dar o seu apoio e sua  benção.

A minha família estará ficando, sempre que vou sem ela  parto com o coração bem apertado, deixando  um pedaço de mim…mais Deus nos fortalecerá  e nos fará vencer mais uma vez. Meu marido continuará na direção de todos os nossos projetos aqui,  com os meninos de rua, com a igreja, com nossa família. Peço oração por ele, que Deus o sustente com firmeza, sabedoria  e graça.

Agradeço de coração a todos vocês que tem sido nossos companheiros e parceiros na nossa missão aqui no Senegal. Que tem orado  por nós sem cessar,  nos ajudando a vencer a cada dia, saibam que vocês também fazem parte  não somente das nossas lutas e aflições, como também das nossas vitórias.

Que as divinas consolações  do Espírito Santo de Deus sejam derramadas  nos vossos corações.

No amor daquele que nos chama para servir, JESUS.

Abraços sempre saudosos.

 Ronalda.

SenegalFlag_ph_alb_1805201108472
VÍDEO PROMOVIDO EM NOSSO PROJETO DE MISSÕES:

SenegalFlag_ph_alb_1805201108472
Dakar, 19 de Novembro de 2014

Queridos irmãos e amados do Senhor,

Graça e Paz do Senhor Jesus.

“…Prossigo para o alvo,  para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. Fil.3:14.

Exemplo fiel a vida do Apostolo Paulo, ele se apresenta como um atleta numa corrida, esforçando-se e correndo o maxímo, totalmente concentrado no que faz, a fim de não ficar aquém do alvo estabelicido por Jesus para ele, com o objetivo de uma perfeita união entre ele e Cristo. Ele resolvera que a sua vida inteira, pela graça de Deus, estaria voltada para a resolução de avançar com toda determinação e finalmente chegar ao céu e ver Cristo face a face.

De igual modo essa determinação é necessária a todos nós. No percurso da nossa caminhada vai haver todos os tipos de distrações e tentações, lutas e perseguições, tais como os cuidados deste mundo, as riquezas, os desejos impios que ameaçam sufocar nossa dedicação ao Senhor. É necessário termos como alvo o prêmio da soberana vocação, essa perfeita união entre nós e Cristo, sua Salvação final e sua ressurreição entre os mortos.Aleluia!!! Breve Jesus voltará.

'

GRATIDÃO:

Queremos de um modo especial agradecer nossa amada igreja, tantos irmãos e amigos queridos que sempre tem lembrado de nós em suas orações e súplicas, de igual modo nos ajudando financeiramente a construir tesouros nos céus, alcançando vidas, crianças, adultos e velhos, cujo número são milhões e milhares…que serão salvos e irão proclamar a glória de Deus eternamente.

Agradecemos a todos vocês que tem orado pelos países que foram atingidos pelo Virus ébola, muitos tem sofrido até hoje, tem sido triste essa realidade com de 5.000 mortos entre os paízes Libéria, Serra leoa e Guiné konacri, e agora Mali;  muitos de vocês tem orado por essa situação, cremos que Deus tem poupado a vida de muitos… No Senegal,  Deus tem nos dado grandes livramentos, depois do primeiro caso que foi tratado e curado, não houve mas nenhum e com certe tudo isso tem sido resposta de orações.

3

PROJETO RESTITUIÇÃO:

Tivemos que fechar temporariamente o nosso projeto por causa  do ebola, porém planejamos recomeçar o mais breve possivel. Continuamos com quase  todas as despesas, tais quais, aluguel do centro, pagamentos de agua, luz e dos nossos obreiros nacionais que trabalham conosco.

Temos um grande desafio nesse momento, reconstruir o muro da parte de trás do nosso Centro que caiu, e precisamos refazer antes de recomeçarmos o trabalho.

NOSSA FAMÍLIA:

Graças a Deus estamos bem, O Joseph nesse final de ano está terminando o seu curso de Ciências Políticas, foram 2 anos bem puxado, com aulas da 17 às 22 horas. Nossa filha Kady, compretou 18 anos, e começou o seu segundo ano de faculdade de Direito, sempre dedicada e muito estudiosa, quase sempre a primeira da classe. Nosso filho Isaac com 6 anos, também estudando e sempre nos surpreendendo com seu amadurecimento e caprichos. Também continuamos como responsáveis cuidando da nossa pequena igreja no Bairro  de Hann Mariste.
2

PEDIDOS DE ORAÇAO:

Orem para que conseguam fabricar a vacina,  para poderem lutar contra esse virus ebola;

O Senegal havia fechado a fronteira, não estava permitindo nenhum Gueneense entrar, por causa do problema ébola, porém foi obrigado pelo a ONU a abrir, o que significa que Senegal pode ser atingido ainda pelo virus ebola.  Orem para que Deus continue nos dando o seu livramento;

Tenho vivido tempos de desafios com a minha saúde. O problema da endometriose não foi resolvido completamente e por isso, segundo minhas ultimas consultas médicas,  tenho um problema de inflamação crônica, o que sempre me deixa com muita fadiga e dores no corpo, Orem por mim, por uma manifestação de Deus e da sua graça divina em minha saúde;

Somos felizes por te-los como nossos parceiros, família amada, irmãos e amigos preciosos, com quem podemos contar sempre.Que as bençãos do nosso bondoso Pai, estendam-se sobre suas vidas com grande manifestação do seu poder.

No amor de Jesus,

Abraços sempre saudosos.

Ronalda L Garcez Nassakou e família.

“Digno és Senhor de receber glória, e honra, e poder, porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas”. Ap. 4:11.

SenegalFlag_ph_alb_1805201108472

Dakar, 22 de Agosto de 2014

Queridos irmãos,

Graça e paz do Senhor Jesus!

“O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada;  é um  escudo para todos os que nele confiam”. Sl. 18:30.

Temos alegria de compartilhar as notícias da nossa caminhada aqui no Senegal, sem esquecer tembém que trazemos em nossos corações louvores e gratidão a Deus por vossas vidas, pela maneira como tens sempre nos abençoado, nos dando o seu apoio, o seu carinho e sua confiança.

Nossa Família:

Temos a cada dia contemplado os cuidados de Deus para conosco; os nossos filhos estão crescendo e estão bem de saúde, a Kady terminou o seu primeiro ano de faculdade de Direito com ótimas notas; o Isaac com 6 aninho também começará um novo ano escolar no inicio de outubro já começando a ler e escrever. O  Joseph no final deste ano terminará o curso de Ciencias Políticas que foram 2 anos de muita perseverança. E eu, tenho enfrentado muitas lutas de saúde, porém tenho perseverado nas caminhadas…para baixar os níveis de glicose e outros…tirando sempre um tempinho para leitura de bons livros e mais conhecimento da palavra de Deus.

A mãe do Joseph havia estado não muito doente na casa da sua filha recebendo sempre cuidados especiais, mais nesses ultimos dias a sua saúde piorou e ela tem ficado internada, com muito sofrimento, sem melhoras.

Falando do Senegal:                                                        

O Senegal está atravessando um tempo de muita seca, normalmente nessa época nos anos passados a chuva já tem caido muito, porém, já estamos terminando o segundo mês das chuvas  e a chuva caiu uns 3 vezes bem pouca e passageira, se continuar assim os cultivadores não terão uma boa colheita por consequencia  o País poderá passar por um tempo de fome e muito calor.

A África do Oeste, onde vivemos, está atravessando um grande problema, como muitos de vocês já ouviram falar de uma epdemia de um virus chamado Ebola, que já tem assolado os países: Guiné-Konackri (fronteira com Senegal),  Serra Leoa, Libéria, Nigéria;  essa doença já causou mais de 1.000  mortes e tem mais de 2.000  casos que a OMS (organização Mundial de Saúde) está tratando. O Senegal já tem 2 casos suspeitos sem confirmação até o momento.

Em relação à Plítica,  temos passado por momentos tensos, por causa do Julgamento por corrupção do filho do Antigo Presidente que era ministro. O Presidente que está no mandato decidiu lutar contra a corrupção. O caso tem se tornado muito complicado.

Nosso Projeto Restituição:

Continuamos firmes no desenvolvimento desta obra que Deus tem a cada dia nos usado para realizar. Nesses ultimos dias temos intensificado os cuidados higiênicos, sempre com muita sabedoria e cautela. Temos conscientizado todas as nossas crianças dos perigos que podem leva-los a se contaminarem com as epdemias. O número  de crianças que temos recebido no nosso centro tem sido sempre entre 40 a 60 por dia.

Essa  semana fizemos novas compras dos jogos para os momentos de recreação, como: Balões, patinetes, jogos de mesa… fizemos uma pequena reforma na área, onde realizamos as recreações, pois as raízes de uma grande árvore que fica na divisa do muro,  havia quebrado todo o chão ascimentado.

Continuamos sonhando diante dos desafios que são muitos e buscando no Senhor estratégias para termos mais crianças e jovens vindo ao nosso Centro para que sejam abençoadas e alcançadas por Jesus.

Pespectivas:  Comprarmos novas mesas de jogos, como: beby foot, mesa de tenis e outros.

Ministério com a Igreja:

O Joseph,  continua como responsável da Igreja Presbiteriana de Hann Mariste.   Nossas reuniões nos domingos consta cerca de 35 a 45 pessoas.

fotos Ronalda

Motivos de oração:

Pelo Senegal, para que caia chuvas sobre a terra seca ;

Pelos paízes que estão sendo contagiados pelos virus Ebola, que Deus salve o povo africano e que sejamos protejidos e poupados dessa epdemia;

Pela o governo do Senegal, que Deus possa dar graça e sabedoria, para que o governo consiga resolver os problemas que estão envolvidos; que o Reino de Deus venha sobre o Senegal em Justida e equidade;

Pela igreja do Senegal, para que sejamos revestidos de poder, caragem e autoridade, para podermos testemunhar de Jesus em todas as circunstancias;

Pelo um renovo e fortalecimento para vida de todos os missionários e cura divina para os que se encontram doentes;

Por estratégias de alcance dentro dos setores que trabalhamos;

Pela saúde da mãe do Joseph.

Agradecimentos:

São tantas as bençãos  de Deus sobre nós: livramentos, suprimentos, proteção, cuidados, consolo, direçao…se não fosse o Senhor que estivesse ao nosso lado!!!

De maneira especial somos gratos a Deus por nossa igreja no Brasil,  que teem sido nossa verdadeira família, irmãos, amigos que amamos e que tem sido nossos ajudadores,  nossos parceiros, sempre nos dando o seu apoio,  orando e intercedendo por nós. Que Deus continue derramando benções sem medidas sobre vossas vidas. Vocês fazem parte do nosso trablho aqui no Senegal. Em Jesus o nosso trabalho não é vão. Recebam carinhosamente toda nossa gratidão.

“Quanto ao mais, sedes fortalecidos no Senhor e na força do seu poder”.Ef.6:10.

Abraços sempre saudosos, no amor de Jesus,

Ronalada e Joseph.

SenegalFlag_ph_alb_1805201108472
Dakar, 21 de Maio de 2014

Queridos irmãos, Graça e Paz!

Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem discussões. 
1 Timóteo 2:8

O julgamento do Rev. José Dílson Alves da Silva (esposo da Marli) e da irmã Zeneide Morais (Missão Servos) foi realizado ontem, dia 20 de maio de 2014, na cidade de Thiès – Senegal. A duração foi de aproximadamente 3 horas. Os quatro advogados de Defesa estiveram presentes e fizeram todo o empenho para derrubar  as argumentações da Promotoria. A proposta da Promotoria foi de uma pena de dois anos de prisão mais multa.O juiz determinou que a sentença final será dada no dia 17 de junho de 2014. Rogamos, novamente, que todos continuem a pleitear diante do nosso Pai a favor dessa causa. Lembremos deles e também de seus familiares.

Em nome de toda a equipe da APMT no Brasil e no Senegal.

Ronalda Lombardo Gracez Nassakou.

SenegalFlag_ph_alb_1805201108472
Dakar, 07 de Maio de 2014

Orai sem cessar. 1 Ts 5.17

Informamos que o julgamento do nosso irmão Rev. José Dílson Alves da Silva (esposa Marli) e da irmã Zeneide Morais (Missão Servos), que havia sido remarcado para hoje, 06 de maio, não aconteceu porque o homem que prestou queixa contra os irmãos, de maneira caluniosa, há cerca de 1 ano e meio atrás, não compareceu hoje, diante do tribunal.

Mais uma vez o julgamento foi adiado, conforme decisão do juiz, para o dia 20 de maio de 2014 (terça feira), na cidade de Thiés – Senegal.

Continuamos a contar com suas orações a favor deles e de suas famílias.

Em nome de toda a equipe da APMT no Brasil e no Senegal,

Ronalda.

SenegalFlag_ph_alb_1805201108472

Dakar 03 de maio de 2014

Queridos Irmãos e amados do Senhor Jesus,

Graça e Paz!

“Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros com Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele somos glorificados. Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados, com a glória que nos será  revelada no futuro.”Rm.8:17-18.

Amados, é privilégio sermos servos de Deus e termos a sua palavra como alimento e consolo constate,  que apesar de vivermos sempre em lutas  e pressões espirituais, não podemos nos deixar sermos vencidos, pois sabemos que existe um futuro glorioso que herdaremos com Deus e iremos desfrutar em glória brevemente. Maranatha, ora vem Senhor Jesus!

Nossa família:

Estamos felizes porque até aqui o Senhor Deus tem nos abençoado e cuidado de nós, nossos filhos, kady e Isaac continuam estudando e crescendo em graça e conhecimento.

Falando um pouco do nosso Projeto Restituição.

Deus continua nos usando nesse ministério,  os desafios são muitos, porém é necessário muita coragem, renovo e determinação, e Deus tem sido fiel e tem milagrosamente suprido todas as nossas necessidades. Isso inclui tudo.  Nos sentimos privilegiados nesse trabalho, pois são grandes os feitos de Deus no sentido de alcance e toque na vida dos nossos garotos, crianças e jovens.

Sentimos muito porque nem todos tem a liberdade de se refugiarem em nosso centro, pois eles são obrigados a mendigar para poder arrecadar suprimentos para seus líderes; mesmo assim continuamos recebendo muitos principalmente nas quartas, quintas e sexta feiras. Alcançamos esses garotos cuidando de suas necessidades físicas e espirituais, assim, Deus tem nos dado o privilégio de semearmos em seus corações , sementes que estão sendo plantadas da palavra de Deus,  do amor e da esperança.

Na Igreja: Nesta noite do dia 02 para o dia 03 Tivemos uma noite de vigília em prol dos nossos irmãos e colegas Pr. Jose Dilson e Zeneide, e do julgamento vai ser nessa próxima terça feira, dia 06,  foi uma noite muito gostosa onde fomos grandemente edificados e encorajados com muitos louvores e orações.

Orem por nós:

Dia 06, terça feira próxima, será o julgamento dos nossos irmãos e colegas, Pr. Jose Dilson e Miss. Zeneide, que seja um dia de vitória e que nossos irmãos sejam livres;

Que Deus derrame sobre nós da sua graça, do seu zelo e amor em nossos corações, tornado-nos fortes e preparados para toda boa obra;

Ore para que Deus nos dê mais estratégias para anunciarmos o evangelho ao povo Senegales, e que sejamos cheios do Espírito Santo de Deus.

Gratidão:

Agradecemos ao Senhor das nossas vidas que tem o controle de todas as situações e circunstancias, por cuidar de cada um de nós.

De uma maneira bem especial agradecemos jubilosamente por cada um de vocês que não tem esquecido de nós em suas orações, no apoio financeiro e encorajamento, queremos que saibam que vocês são verdadeiras bençãos, dos quais Deus graciosamento nos presentiou. Louvemos a Deus por te-los como nossos parceiros no nosso ministério, sem vocês nada do que temos realizado seria possivel.

Com afetuoso abraço, no amor de Jesus.

Ronalda e Joseph Nassakou.

SenegalFlag_ph_alb_1805201108472

Dakar, 05  de Março de 2014.

Queridos irmãos, Paz seja convosco!

“Quando Moisés levantava a mão, Israel prevalecia; quando , porém, ele abaixava a mão, prevalecia  Amaleque. Ora, as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra e a poseram por baixo dele e ele nela se assentou; Arão e Hur sustentaram-lhe as mãos, um de um lado e o outro do outro; assim lhe ficaram as mãos firmes até o pôr-do-sol. E Josué desbaratou a Amaleque e a seu povo a fio de espada.” Ex.17:11-13.

Comecei este ano de 2014 vivendo um verdadeiro combate interior, sinto na alma a tristeza e desalento, temores e apertos…  grandes contrições  de uma realidade cruel em meio as trevas do Senegal que temos convivido à anos… tem sido tão difícil ver a dureza  dos corações de muitas pessoas com quem convivemos. É uma guerra que parece infinita das trevas contra a luz… é lamentável ver milhões e milhões de pessoas continuarem correndo em busca de deuses vãs e falsas religiões, fazendo de homens ídolos, tendo como recompensa a cegueira  e escravidão, acompanhado por pobreza, Sujeira, ódio e mortes eternas… eles guerreiam com unhas e dentes defendendo as suas crenças…dói o nosso coração, de ver que satanás tem ganhado terreno e enganado a tantos…

Temos uma missão e queremos realiza-la, fazer o bem não importa a quem e em qual circunstâncias;  amar em todo tempo, amar os nossos inimigos, aqueles que se levantam contra nós e que podem até mesmo nos matar…isso é difícil, mais é o evangelho de Jesus, precisamos amar, ir ao encontro dos necessitados,  precisamos anunciar as boas novas de salvação, mesmo sabendo que “o mundo jás no maligno… ” pois na verdade, “a nossa luta não é contra carne e sangue…” as santas escrituras nos alimentam e nos fortalecem, nos tornando perseverantes nas lutas e desafios. Glória a Deus!!!

Amigos e irmãos queridos e nossas igrejas amada do Brasil, primeiramente queremos agradecer a cada um que de maneira maravilhosa tem nos acompanhado e nos ajudado nessa tarefa ádua, de proclamar o reino de Deus e a sua justiça…em segundo lugar queremos fazer uma súplica, queremos dizer que nós precisamos de vocês, precisamos da igreja de Jesus, não podemos ficar sozinho nesta guerra;  se vocês pararem de segurar os nossos braços nós nos enfraquecemos como aconteceu na guerra  de Israel contra os Amaleque, o povo de Israel vencia se os braços de Moisés ficassem sempre levantados, foi necessário Arão e Hur  segurarem os braços de Moisés para que Israel ganhasse a guerra, assim pode acontecer conoscco, ficaremos cansados e desfaleceremos; se vocês pararem de segurar os nossos braços não teremos forças para continuar, vamos desvanecer em nossos ânimos…não poderemos viver aqui sem as suas orações, sem o seu apoio financeira para desenvolvimento dos projeto e suprimento de todas as necessidades…Nós precisamos de vocês. Que o Reino de Deus venha sobre o Senegal.

Para vosso conhecimento:

Desde o mês de outubro/2013, Joseph tem sido o lider/ responsável da nossa igreja Presbiteriana Nacional de Dakar no bairro Ana Mariste,  eu como esposa tenho auxiliado no louvor da igreja juntamente com a Miss. Vildene.

Um outra bençao grande, é que o Joseph conseguiu abrir um Gabinete de advocacia e já foi registrado no Goveno para trabalhar como Jurista juntamente com mais 2 pessoas, um Advogado penalista e um outro trabalhista, este Gabinete tem sido aberto junto aos Advogados Cristãos Internacionais,  para auxiliar a igreja de Deus aqui no Senegal que tem sofrido perseguições. Orem por esses homens, que Deus os dê graça e muita sabedoria para saberem agir diante de situações difíceis que estamos vivendo e outras que poderão surgir.

Continuamos com os desafios  do nosso Projeto restituição:

Ter um centro maior; ter mais obreiros nacionais;  receber no mínimo 200 garotos por dia.

Áreas que desenvolvemos sempre: Evangelismo, Cuidados higiênicos, recreação, futebol, alfabetização, alimentos: café da manhã e almoço.

Normalmente todo inicio de ano, temos desafios maiores financeiros, pois é necessário renovar os objetos e materias com os quais trabalhamos, tais como: Material para a alfabetização: cadernos, livros, canetas…  Material da cozinha: pratos grandes, panelas, copos e outros… Material  p/ futebol : 2 pares de maiores =  24 blusas e 24 sortes ; 24 Chuteiras ou tenis; 24 Meias, 5 bolas por mês= Nossos campos de futebol aqui são bem precários, por causa das pedras e areias, as bolas se rasgam rápido, por isso precisamos no mínimo 5 bolas por mês. Material para a recreação: jogos e jogos diferentes e etc.

Esse é um dos grandes desafios que foge do nosso orçamento mensal, por isso queremos desafia-los a nos ajudar a adquirirmos esse material.

Orem por nós:

Que sejamos renovados e curados por Deus todos os dias;

Que a Igreja de Deus no Senegal seja fortalecida pelo Espírito Santo e que sejamos Unidos ;

Que esse ano de 2014, muitos garotos de rua sejam alcançados, transformados e salvos por Jesus;

Que todo o Senegal seja completamente evangelizado.Para que possamos dizer: Maranata! vem Senhor Jesus!!!

Gratidão:

A Deus nossa Gratidão por ter nos escolhido, e nos capacitados para servirmos o seu reino aqui na terra:

A vocês que tem sido nossos parceiros fiéis, que tem sido nossos Arão e Hur, sustentando os nossos braços, toda nossa gratidão e que as ricas bençãos de Deus sejam derramadas em vossos corações, fazendo-os prósperos em tudo assim como tem sido próspera as vossas almas.

No amor de Jesus, abraços sempre saudosos,

Miss. Ronalda e Joseph.

SenegalFlag_ph_alb_1805201108472

Dakar, 05  de fevereiro de 2014.

Queridos irmãos, Paz seja convosco! (Ex.17:11-13)

Comecei este ano de 2014 vivendo um verdadeiro combate interior, sinto na alma a tristeza e desalento, temores e apertos…  grandes contrições  de uma realidade cruel em meio as trevas do Senegal que temos convivido à anos… tem sido tão difícil ver a dureza  dos corações de muitas pessoas com quem convivemos. É uma guerra que parece infinita das trevas contra a luz… é lamentável ver milhões e milhões de pessoas continuarem correndo em busca de deuses vãs e falsas religiões, fazendo de homens ídolos, tendo como recompensa a cegueira  e escravidão, acompanhado por pobreza, Sujeira, ódio e mortes eternas… eles guerreiam com unhas e dentes defendendo as suas crenças…dói o nosso coração, de ver que satanás tem ganhado terreno e enganado a tantos…

Temos uma missão e queremos realiza-la, fazer o bem não importa a quem e em qual circunstâncias;  amar em todo tempo, amar os nossos inimigos, aqueles que se levantam contra nós e que podem até mesmo nos matar…isso é difícil, mais é o evangelho de Jesus, precisamos amar, ir ao encontro dos necessitados,  precisamos anunciar as boas novas de salvação, mesmo sabendo que “o mundo jás no maligno… ” pois na verdade, “a nossa luta não é contra carne e sangue…” as santas escrituras nos alimentam e nos fortalecem, nos tornando perseverantes nas lutas e desafios. Glória a Deus!!!

Amigos e irmãos queridos e nossas igrejas amada do Brasil, primeiramente queremos agradecer a cada um que de maneira maravilhosa tem nos acompanhado e nos ajudado nessa tarefa ádua, de proclamar o reino de Deus e a sua justiça…em segundo lugar queremos fazer uma súplica, queremos dizer que nós precisamos de vocês, precisamos da igreja de Jesus, não podemos ficar sozinho nesta guerra;  se vocês pararem de segurar os nossos braços nós nos enfraquecemos como aconteceu na guerra  de Israel contra os Amaleque, o povo de Israel vencia se os braços de Moisés ficassem sempre levantados, foi necessário Arão e Hur  segurarem os braços de Moisés para que Israel ganhasse a guerra, assim pode acontecer conoscco, ficaremos cansados e desfaleceremos; se vocês pararem de segurar os nossos braços não teremos forças para continuar, vamos desvanecer em nossos ânimos…não poderemos viver aqui sem as suas orações, sem o seu apoio financeira para desenvolvimento dos projeto e suprimento de todas as necessidades…Nós precisamos de vocês. Que o Reino de Deus venha sobre o Senegal.

Para vosso conhecimento: Desde o mês de outubro/2013, Joseph tem sido o lider/ responsável da nossa igreja Presbiteriana Nacional de Dakar no bairro Ana Mariste,  eu como esposa tenho auxiliado no louvor da igreja juntamente com a Miss. Vildene. Um outra bençao grande, é que o Joseph conseguiu abrir um Gabinete de advocacia e já foi registrado no Goveno para trabalhar como Jurista juntamente com mais 2 pessoas, um Advogado penalista e um outro trabalhista, este Gabinete tem sido aberto junto aos Advogados Cristãos Internacionais,  para auxiliar a igreja de Deus aqui no Senegal que tem sofrido perseguições. Orem por esses homens, que Deus os dê graça e muita sabedoria para saberem agir diante de situações difíceis que estamos vivendo e outras que poderão surgir.

Continuamos com os desafios  do nosso Projeto restituição: Ter um centro maior; ter mais obreiros nacionais;  receber no mínimo 200 garotos por dia. Áreas que desenvolvemos sempre: Evangelismo, Cuidados higiênicos, recreação, futebol, alfabetização, alimentos: café da manhã e almoço. Normalmente todo inicio de ano, temos desafios maiores financeiros, pois é necessário renovar os objetos e materias com os quais trabalhamos, tais como: Material para a alfabetização: cadernos, livros, canetas…  Material da cozinha: pratos grandes, panelas, copos e outros… Material  p/ futebol : 2 pares de maiores =  24 blusas e 24 sortes ; 24 Chuteiras ou tenis; 24 Meias, 5 bolas por mês= Nossos campos de futebol aqui são bem precários, por causa das pedras e areias, as bolas se rasgam rápido, por isso precisamos no mínimo 5 bolas por mês. Material para a recreação: jogos e jogos diferentes e etc. Esse é um dos grandes desafios que foge do nosso orçamento mensal, por isso queremos desafia-los a nos ajudar a adquirirmos esse material. Orem por nós!

Miss. Ronalda e Joseph.